Metalmatrix

Notícias

Conheça os principais tipos de aço

15 de Set de 2020

Usado em aplicações que vão desde materiais do cotidiano – como talheres e panelas - até a construção civil, o aço é uma liga metálica formada por mais de 98% de ferro e menos de 2% de carbono. A sua composição ainda contém vestígios de silício, enxofre e fósforo. O aço ainda é matéria-prima para outras ligas metálicas, tais como o aço inox, usado na fabricação de abraçadeiras e utensílios de cozinha, e o aço níquel, usado em engrenagens e parafusos.


Suas principais características são durabilidade; maleabilidade, porque o material permite ser moldado quando exposto a altas temperaturas; resistência, pela presença do carbono e resistência à corrosão, no caso do aço inoxidável. Além disso, possui baixo custo em relação a outros metais e ligas metálicas.


Tipos de aço quanto à sua composição


Antes de entrarmos, de fato, nos tipos de aço, cabe ressaltar que este material pode ser classificado quanto à sua aplicação, quantidade de carbono, composição química, entre outros. Neste artigo, vamos nos deter à composição química, oferecendo exemplos de utilização. Confira.


Aço inoxidável ou aço inox: sua composição compreende 74% de aço comum, 18% de cromo e 8% de níquel. A grande vantagem deste material é que ele não oxida, não corrói facilmente, ou, de forma mais simples, não enferruja. Isso ocorre pela presença do cromo. A Metalmatrix utiliza o aço inox como matéria-prima de algumas abraçadeiras, como na linha V-MAX, por exemplo.


Aço carbono: são os que têm apenas a junção entre ferro e carbono. Pode ser dividido entre baixo, médio, alto e ultra, dependendo da quantidade de carbono na composição. Ele está presente na matéria-prima das abraçadeiras do tipo Normix, New Minor, borboleta, entre outras


Aços ligados: possuem outros elementos capazes de alterar as propriedades químicas do material. Podemos citar, neste caso, o Invar, que é uma liga metálica que possui 64% de aço e 36% de níquel. A principal propriedade é o baixo coeficiente de dilatação. O Invar é usado em pêndulos, cronômetros, tubos de televisores etc.


Agora que apresentamos os diversos tipos de aços e suas características, ficou mais fácil de escolher o produto que atende a sua necessidade. Clique aqui e conheça mais sobre a nossa linha de abraçadeiras e demais materiais.


Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil